Afinal, a queda na produção de estrogênio aumenta o risco de osteopenia e osteoporose, condições que fragilizam os ossos e podem comprometer a qualidade de vida.
Porém, é possível buscar formas de prevenção. Além de uma alimentação equilibrada e da prática de atividade física, é possível cuidar desse aspecto com os fitoterápicos e suplementos para os ossos.
Se você tem mais de 40 anos e está nesse momento de transição, este artigo é pra você. Vamos abordar algumas opções naturais, seguras e com respaldo científico, que ajudam a fortalecer seus ossos e manter seu corpo saudável.
Quando falamos da saúde óssea, muita gente logo pensa no cálcio como o grande protagonista, e ele é importante, sim. Mas você sabia que sem magnésio, ele não é devidamente absorvido pelos ossos?
O magnésio atua na produção de calcitonina, hormônio que direciona o cálcio para onde ele deve estar: no tecido ósseo. Ao mesmo tempo, ele reduz a ação do paratormônio, que retira cálcio dos ossos quando há deficiência no sangue. Além disso, por auxiliar na retirada do excesso de cálcio circulante, o magnésio também protege o sistema cardiovascular. Ou seja, é um nutriente com ação dupla, ideal para mulheres no climatério.
Outra opção que está no grupo dos suplementos para os ossos é a vitamina K2. Ela ativa proteínas responsáveis por fixar o cálcio nos ossos e evitar que ele se deposite nas artérias. Em outras palavras, a K2 ajuda a direcionar o cálcio para o lugar certo, reduzindo o risco tanto de osteoporose quanto de doenças cardiovasculares.
Estudos mostram que a combinação de vitamina K2 com vitamina D potencializa seus efeitos, promovendo maior densidade mineral óssea e contribuindo para uma saúde global melhor, principalmente na fase pós-menopausa.
Derivada da cúrcuma, a curcumina é conhecida por seu potente efeito anti-inflamatório. Mas o que muitas mulheres ainda não sabem é que ela também pode inibir a atividade dos osteoclastos — células que promovem a reabsorção óssea. Dessa maneira, a curcumina ajuda a preservar a estrutura do osso e retardar a sua degradação.
Em estudos, a curcumina mostrou resultados promissores no que diz respeito à prevenção da perda óssea. Portanto, é uma opção natural, segura e que pode ser incorporada na forma de suplementos para os ossos ou mesmo no tempero do dia a dia.
Conhecida por seu composto ativo timoquinona, a semente preta tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e até hormonais. Pesquisas recentes indicam que ela pode melhorar a densidade óssea e estimular a renovação do tecido ósseo, em especial nos casos relacionados à perda hormonal, como ocorre no climatério.
Além disso, seu efeito modulador sobre o sistema imunológico também contribui para a prevenção de doenças inflamatórias crônicas que podem afetar os ossos.
Sem vitamina D, o cálcio simplesmente não é absorvido de forma eficiente. E, com a idade, é comum que sua produção natural — estimulada pela exposição solar — diminua. Isso faz com que os suplementos para os ossos se tornem ainda mais importantes, principalmente para mulheres que vivem em áreas com pouca luz solar ou passam muito tempo em ambientes fechados.
Além de sua função na absorção do cálcio, a vitamina D também regula a diferenciação das células ósseas, ajudando no processo de renovação e na formação de uma estrutura óssea mais sólida.
Cuidar da saúde óssea durante o climatério é um investimento em autonomia, vitalidade e qualidade de vida. E, como vimos, a combinação de nutrientes como magnésio, cálcio, vitaminas D e K, além de fitoterápicos como a curcumina e a semente preta, pode fazer muita diferença nesse processo.
Se você busca uma forma prática, segura e eficaz de garantir esses nutrientes no seu dia a dia, conheça o OSTEOPOWER – cápsulas para saúde óssea da Bergere Saúde. Formulado com ingredientes que atuam em sinergia, ele contribui para a saúde dos ossos sem comprometer o sistema cardiovascular ou renal.
Os fitoterápicos e suplementos para os ossos são verdadeiros aliados para quem quer viver o climatério com força, equilíbrio e bem-estar.